Conselhos para Viajar

Antes de sua partida de casa, verifique se o seu passaporte é válido, pelo menos por 3 meses. A sua estadia na Turquia como um turista é limitada por até 3 meses.
Antes de vir, verifique a previsão do tempo para que você possa trazer roupa apropriada.
O Fuso horário da Turquia é (GMT + 2)
Cheques de viagem e cartões de crédito são aceitos nas grandes cidades, contudo, você pode precisar de algum dinheiro em especie com você.
O Passaporte não é necessário para voos domésticos na Turquia, voce pode apenas apresentar uma copia dele.
Durante a visita as mesquitas na Turquia, você vai ter que deixar seus sapatos na entrada ou carregá-los em suas mãos, as mulheres na maioria dos mesquitas são obrigados a cobrir a cabeça com um lenço e partes nuas de suas pernas e ombros. Se você não tiver um, eles vão te emprestar um na entrada. Silêncio é necessária dentro das mesquitas, sugere-se que você não rir ou falar em voz alta dentro, pois isso pode ofender as pessoas orando. A maioria das mesquitas estão fechadas para visitas em horários de oração.
A maioria dos turcos são amigáveis com o turista, provavelmente somos o povo mais amigável do mundo, no entanto, algumas pessoas, embora não muitos – podem não ser assim.
Em alguns dos museus, você não tem permissão para tirar fotos ou usar flash, antes de entrar, basta verificar se há uma placa indicativa na entrada, o que significara manter a câmera em sua bagagem de mão. Também, como uma regra universal, você não tem permissão para tocar em qualquer dos artefatos exibidos.
Se você estiver visitando a Turquia em tempo de inverno (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março), você vai precisar de roupas quentes ja que a temperatura pode cair ate -15 C (5 F), especialmente nas partes orientais centrais da Turquia . Além disso, traga o seu guarda-chuva e capa de chuva.
Questões alimentares: embora o saneamento é levado a sério e estritamente controlado em lugares turísticos pelas autoridades, alguns raros casos de diarreia tem ocorrido, isso é, em parte, por causa das refeições quentes e picantes, ou por ter um estômago sensível. Então, tenha algum remédio com você contra problemas de estômago e diarréia. Aqueles que são vegetarianos serao capaz de encontrar comida vegetariana, ou pelo menos omelete, que é muito popular na Turquia, quase em todas as cidades. Gostariamos de lembrá-lo que a cozinha turca esta  entre as três primeiras do mundo, juntamente com a chinesa e a francesa.
A maioria dos restaurantes exibem seus menus nas vitrines, ou garçons pode trazer as amostras se você pedir. Além disso, o menu que mostra as fotos alimentos disponíveis pode ser encontrada em sua mesa, em áreas turísticas em Inglês também. Se você está comendo em um restaurante, os garçons esperam alguma gorgeta, geralmente de 5 a 10% de sua conta, você pode deixá-lo na mesa separadamente.
é recomendado comprar água engarrafada para beber, que pode ser encontrado em quase todas as lojas, isso é porque a água de torneira é clorada nas cidades por razões de saneamento, você pode não gostar do cheiro e do gosto. Você pode escovar  os dentes com água da torneira de forma segura .
Eletricidade: Quem usa 110v ou qualquer outra voltagem que nao seja 220v em casa, precisa de um conversor, ja que a Turquia tem sistema 220v  de alimentação. Por favor, verifique os seus aparelhos elétricos antes de usá-los em seu quarto de hotel. Normalmente os hóspedes do hotel não estão autorizados a trazer comida e bebida para o quarto do hotel, mas na maioria dos casos, isso é tolerável. Todos os hotéis cinco estrelas  têm piscinas e alguns outros podem ter também, você não precisa levar toalhas do seu quarto, ja que  toalhas estão disponíveis na piscina para os clientes do hotel. Não se esqueça de devolver as chaves do quarto do hotel antes de sua saída do hotel,  isso pode custar muito ao recepcionista do hotel Alguns dos hotéis dispõem de sistemas de economia de energia. Você pode precisar inserir a chave do seu quarto em um slot que normalmente está bem atrás da porta do quarto. Quando você remove-lo do compartimento, todos os aparelhos elétricos, incluindo ar condicionado desligam-se automaticamente.
A Turquia é um dos países mais seguros do mundo para viajar, mas alguns raros casos de crime, furto e roubo acontecer nas grandes cidades. Especialmente, se você gosta de caminhar ao redor da cidade tarde  da noite , aconselha-se deixar seus objetos de valor como dinheiro e passaporte no cofre do hotel. Quase todos os hotéis tem um serviço de cofre gratuito para os clientes do hotel.
Telefonar do seu quarto de hotel pode ser caro, uma alternativa seria usar os telefones públicos disponíveis nas ruas, ou em alguns lobbies de hotel. Tudo que você precisa é comprar um cartão de telefone no correio ou quiosques (reconhecível pela placa com “PTT” ).
Se você estiver viajando de forma independente, verifique quais as datas que os museus estão abertos para visitas. A maioria dos museus estão fechados para visitas, pelo menos, um dia por semana. Sítios arqueológicos podem ser visitados todos os dias das nove  as cinco horas (isso pode mudar do verão para o inverno).
Negociar é parte da cultura turca, antes de comprar qualquer coisa nas lojas turisticas, para tentar obter os preços o mais baixo possível, na maioria dos casos, é só sair da lojae fingir que vai embora, você será provavelmente convidado a voltar para a loja pelo vendedor que lhe perguntara qual seria a sua melhor oferta. Então, sinta-se livre para declarar o seu próprio preço para a compra. Normalmente, a margem de negociação começa a partir de 10%, podendo ir até 60-70%. Isso depende de suas capacidades de negociação.
Você pode ser abordado por vendedores em sítios arqueológicos tentando vender moedas antigas ou fragmentos de uma estátua ou um pedaço de cerâmica, não compre, eles são falsos.
Normalmente a verificaçao nos pontos de entrada e de saída não sao rigorosas. No entanto, as autoridades aduaneiras estão autorizados a verificar as suas bagagens de mão e malas. Caso seja pedido, você tera que abrir suas bolsas e malas.
Se você se chateia com vendedores ambulantes tentando vender algo para você, não pareça interessados em seus produtos e olhe para o outro lado. Mesmo se você começar um diálogo inocente, isso pode acabar custando o seu precioso tempo.
Se você quiser entrar em contato ou falar com as pessoas locais especialmente as crianças, vá em frente, eles adoram.
Algumas companhias aéreas podem exigir uma confirmação  poucos dias antes de seu vôo de partida e retorno, por favor, verifique com seu agente de viagens.
Embora não haja nenhuma restrição à venda e uso de álcool, que está disponível em lojas, os  turistas devem evitar beber em público durante o mês do Ramadã.